Comitê de enfrentamento à covid-19 do Hospital de Mafra completa um ano
Grupo realiza estudos para adoção das melhores práticas de atendimento aos pacientes durante a pandemia.

Em março, o Comitê Multidisciplinar de Enfrentamento à Covid-19 do Hospital São Vicente de Paulo completou um ano, sob a coordenação do diretor técnico Michael R. Lang e do coordenador geral, Dário Clair Stasczuk.
O comitê se reúne diariamente para analisar a situação da covid-19, atualizar dados e adotar normas e orientações técnicas do Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde. O objetivo é garantir a proteção e segurança dos pacientes e profissionais do hospital.
Em julho de 2020, o hospital participou do treinamento Lean nas Emergências, projeto promovido pelo Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O Lean é uma filosofia de gestão, criada para assegurar fluxos contínuos, eliminar desperdícios e dar maior agilidade aos processos.
Após adotar o sistema, o comitê passou a ser chamado de Gabinete de Crise, com a intenção de adaptar formas de controle e melhorar ainda mais os processos e sistemas de gerenciamento.
Com todas as informações coletadas em tempo real, o Gabinete de Crise consegue realizar análises diárias e tomar decisões rápidas em benefício dos pacientes.
Através deste gerenciamento, são obtidos os números em tempo real de demanda (por leitos de internação e UTI); espaço (taxa de ocupação de internação e UTI); equipe; equipamentos (EPIs, insumos, medicamentos, gerenciamento de oxigênio, gerenciamento de monitores e ventiladores); bem como as saídas (altas/óbitos).
O sistema de gerenciamento ajuda a prever situações e antecipar soluções, como por exemplo, no abastecimento de tanques de oxigênio e estoques de medicamentos e na decisão organizada de transferir pacientes entre hospitais e leitos, de forma a atender a alta demanda diária.
Acompanhe alguns números:
Positivos
Feminino – 82 | Masculinos – 123 |
Óbitos femininos – 21 | Óbitos masculinos – 28 |
Negativo (pacientes que eram suspeitos)
Feminino – 160 | Masculinos – 186 |
Óbitos femininos – 19 | Óbitos masculinos – 26 |
Número de casos investigados para covid-19 no período de março de 2020 à março de 2021 – 551 casos