Como as árvores contribuem para a saúde e bem-estar das pessoas
Dia 21 de setembro é o dia da árvore no Brasil e tem como objetivo promover a conscientização e a proteção ambiental.


No Brasil o dia da árvore é comemorado em 21 de setembro e coincide com o início da primavera no hemisfério sul; porém, é celebrado numa data diferente em outros países. O dia da árvore tem como objetivo sensibilizar sobre a importância cultural, ecológica e social que elas possuem.
Vale destacar, também, a importância ecológica e como elas são essenciais para a saúde e bem-estar de todos. Por exemplo: alguns estudos demonstram que áreas urbanas mais verdes, parques e florestas têm um impacto positivo na saúde física e mental das pessoas.
Diversos benefícios
As árvores têm o poder de melhorar a qualidade do ar e filtrar poluentes, reduzindo assim a incidência de doenças respiratórias. Além disso, parques e áreas arborizadas incentivam a prática de atividades físicas como caminhadas e corridas, contribuindo também para a redução do sedentarismo.
Além dos benefícios físicos, árvores também têm um importante papel no que diz respeito à saúde mental. Ambientes mais verdes e arborizados proporcionam efeito calmante, ajudando a aliviar sintomas de estresse e ansiedade. A exposição à natureza também pode melhorar o humor.
Importância anual
A semana da árvore é uma oportunidade para refletir sobre a importância delas para o meio ambiente e para a vida. Ela é marcada por diversas atividades de conscientização que unem as pessoas em prol desta causa, como campanhas de plantio, palestras educacionais, ações de reflorestamento e eventos comunitários.
É importante reconhecer e celebrar o papel das árvores na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde e do bem-estar. A Seluma acredita e ressalta a importância da preservação e proteção das florestas e incentiva a arborização urbana para uma melhor qualidade de vida.
“Seluma trabalhando por uma Mafra mais sustentável.”