Educação de Mafra é reconhecida com selo ouro na alfabetização
Iniciativa do Ministério da Educação busca reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças brasileiras.


Mafra foi o único município do Planalto Norte catarinense reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o selo ouro no Programa Nacional “Compromisso com a Alfabetização 2024”.
A iniciativa do MEC busca reconhecer o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Para o prefeito Emerson Maas, a conquista representa o reconhecimento às ações adotadas pela gestão, que busca proporcionar uma educação de qualidade e igualdade para as crianças.
“Mafra tem uma educação onde as desigualdades não podem ser evidenciadas. Por isso não faz distinção entre seus cerca de sete mil alunos da cidade e interior. Todos recebem tudo o que precisam para garantir seu aprendizado, de alimentação a uniformes, materiais didáticos, sistema de ensino e tecnologias”, destacou Maas.
A secretária de educação, Jamine Henning, destacou a importância dos materiais complementares de apoio à alfabetização e a formação aos professores. Ela explicou que o município possui sistema de ensino que aplica regularmente avaliações para a verificação da qualidade e controle da defasagem.
“Sabemos que as práticas de leitura são essenciais para a alfabetização. Nesse sentido, Mafra implementou os “Cantinhos de Leitura”, reforçando e incentivando a leitura na rede municipal”. Ela também salientou o comprometimento dos professores para essa conquista. “Quero destacar e parabenizar os nossos professores e coordenadores que elaboraram atividades diferenciadas que comprovaram que Mafra se preocupa com a alfabetização das suas crianças”, pontuou.
Os critérios avaliados para a obtenção do selo envolveram a colaboração eficaz entre os entes federativos, incluindo estados, municípios e o Distrito Federal, com o objetivo de promover uma atuação conjunta na área da educação.
Além disso, foi considerada a institucionalização e implementação da política de alfabetização, garantindo que essa política fosse devidamente estruturada e colocada em prática de maneira efetiva.
Também foram avaliadas as ações de formação de professores e gestores, com foco no aprimoramento contínuo da qualidade do ensino, bem como a distribuição adequada de materiais didáticos complementares que oferecessem apoio essencial ao processo de alfabetização nas escolas.
Com informações da Prefeitura de Mafra.