Família cria vaquinha online para cobrir tratamento de menino com lesão cerebral

Para cobrir o preço do tratamento, a família criou uma vaquinha online e a meta é arrecadar pelo menos R$ 13.920,00.

 

A família do mafrense Thomas Gomes, de 1 ano e 11 meses, criou uma vaquinha online para custear o tratamento do filho, que foi diagnosticado há dois meses com uma lesão cerebral que afetou seu desenvolvimento motor.

 

De acordo com a mãe, Vanderleia Rosa Gomes, Thomas chorava muito desde que era recém-nascido e a família não entendia o motivo. “Depois de sete meses, percebemos que seu corpo continuava flácido e que ele tinha dificuldades com atividades motoras”, conta.

 

Segundo a família, que reside na Vila Ivete, o menino passou por consultas e exames, mas nenhum médico conseguia detectar o problema. “Em outubro de 2020, consultamos com uma neuropediatra de Curitiba e após uma semana de exames, descobrimos a lesão em uma das ressonâncias”, disse a mãe.

 

A lesão atingiu o núcleo de base do cérebro de Thomas, provocando hipotonia e distonia. A hipotonia causa a diminuição do tônus muscular e da força, enquanto a distonia provoca fortes contrações musculares e movimentos involuntários. “Ele não consegue andar e tem bastante dificuldade para pegar as coisas, para sentar e até ficar em pé. Felizmente, ele é um menino muito esperto e a lesão não afetou sua parte cognitiva”, explica Vanderleia.

 

 

De acordo com a família, os médicos indicaram a equoterapia e o método pediasuit para o tratamento de Thomas. A equoterapia mistura fisioterapia com equitação e utiliza o movimento da marcha de cavalos para auxiliar no processo de recuperação da coordenação motora. Já o método pediasuit consiste no uso de uma indumentária composta por touca, colete, short e um sistema de elásticos configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento.

 

Para cobrir o preço do tratamento, a família criou uma vaquinha online e a meta é arrecadar pelo menos R$ 13.920,00.

 

“Segundo a médica, a chance de melhora é maior se iniciarmos logo o tratamento. Estamos também arrecadando prêmios para realizar uma rifa e seguimos em busca de padrinhos que nos ajudem com as consultas de equoterapia. No momento, não posso trabalhar, pois preciso cuidar do Thomas e nossa única renda vem do meu marido”, disse Vanderleia.

 

Para saber mais e contribuir com a vaquinha, clique aqui.