Finados: confira as orientações para visitas ao cemitério neste feriadão

A recomendação é que as pessoas evitem aglomerações e visitem o local também no fim de semana, e não somente na segunda-feira (2).

 

O Cemitério Municipal de Mafra terá horários diferenciados para receber visitantes neste feriadão de Finados. A recomendação é que as pessoas evitem aglomerações e visitem o local também no fim de semana, e não somente na segunda-feira (2).

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a partir deste sábado (31), o cemitério estará aberto para visitação em horário estendido, das 7 às 19 horas.

 

O tempo de permanência dos visitantes deverá ser o menor possível, com prazo máximo de 45 minutos. O uso de máscara facial também será obrigatório. Além disso, por conta da pandemia, não serão realizadas missas no cemitério.

 

A recomendação é para que pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas), além de crianças menores de 12 anos, evitem ir aos cemitérios.

 

As tradicionais barraquinhas de flores devem seguir o distanciamento entre as estruturas de, no mínimo dois metros, com demarcação de espaçamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 metro. As barracas também devem disponibilizar álcool 70% para os clientes.

 

Dentro do cemitério a entrada será permitida somente para pedestres. O acesso em carro será liberado apenas para pessoas com deficiência – cadeirantes e com limitações de locomoção.

 

Trânsito

O trânsito será modificado nas vias de acesso ao Cemitério Municipal:

 

1º de novembro – As ruas terão liberação parcial com sinalização de cones. O trânsito em direção à Rua Ingrácio José Corrêa será interrompido e para quem vem da Restinga, em direção à Vila Ivete, terá que virar à direita na Rua Independência e após a esquerda, para a Rua João Kuss.

 

2º de novembro – O trânsito na Rua Ingrácio José Correa será proibido, no trecho próximo à esquina da Rua Santa Cruz até a Capela Mortuária, esquina com a Rua Independência. No trecho da esquina da Capela Mortuária, pede-se atenção especial aos motoristas.

 

Recomendações

  • Utilize vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
  • Mantenha o nível de areia até a borda, evitando o acúmulo de água;
  • Dê preferência às flores artificiais;
  • Retire o invólucro de celofane que embrulha o vaso ou buquê;
  • Elimine pratos e ‘cachepots’ que propiciam a deposição de água;
  • Ao optar por ramos de flores naturais, coloque-as diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.