Fumicultores buscam soluções para quedas constantes de energia em Mafra

Um relatório com as reivindicações dos fumicultores será entregue à Celesc.

 

Fumicultores se reuniram com o prefeito de Mafra, Emerson Maas e com o secretário de Agricultura e Interior, Adriano Marciniak, para tratar sobre as perdas na safra de fumo devido a quedas no fornecimento de energia elétrica.

 

As áreas mais afetadas, segundo levantamento da secretaria, foram as localidades de Avencal, Guarupu, Rio do Cedro, Butiá dos Taborda, Augusta Vitória, Pedra Fina e demais imediações.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

Durante a reunião, os fumicultores trouxeram reivindicações para compor um relatório que será entregue à Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). O documento solicita a contabilização de estufas em atividade, a manutenção da rede devido ao alto consumo e o aumento da potência dos transformadores da companhia.

 

Segundo Emerson Maas, a prefeitura vai iniciar uma negociação com a Celesc para tentar reparar os danos causado pela falta de energia. O prefeito também sugeriu a criação de uma associação de fumicultores para que a classe tenha mais representatividade. “Seria uma forma de haver mais mobilização e um espaço para discussões”, disse.