Gripe e sarampo: vacinação está abaixo do esperado em Mafra
Segunda etapa de vacinação já começou e vai até o dia 3 de junho.


Após o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo no último sábado (30), A Vigilância Epidemiológica de Mafra informou que o índice de vacinação está abaixo do esperado no município.
Até o dia 2 de maio, conforme os dados da base Localiza SUS, a cobertura total para influenza era de 32,8% do público-alvo. Já para o sarampo, apenas 17% das crianças com menos de 5 anos tomaram a vacina (584 doses) e outras 409 foram aplicadas em profissionais da saúde. A meta até o final da campanha em 3 de junho é imunizar 90% do público-alvo contra a gripe e 95% contra o sarampo.
Segunda etapa até 3 de junho
A segunda etapa para vacinação contra a influenza ocorre até 3 de junho e abrange crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para o sarampo, esta segunda etapa abrange crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de cinco anos).
A Secretaria de Saúde de Mafra destaca a importância da imunização e conclama o público-alvo a comparecer às unidades de saúde para receber a dose da vacina.