Instituto Federal será construído em parte da área do antigo aeroporto
Transferência de terreno da União confirmou expectativa da construção do instituto no bairro Faxinal.


O Governo Federal oficializou na última semana, a transferência de um terreno da União para a construção do novo campus do Instituto Federal (IF), em Mafra.
A área de aproximadamente 120 mil metros quadrados, parte do antigo Aeroporto Municipal Hugo Werner, no bairro Faxinal, foi cedida para a implantação do instituto, marcando um importante avanço na educação e no desenvolvimento da cidade e do Planalto Norte, com um dos maiores investimentos educacionais da história de Mafra.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do investimento: “Em consulta pública realizada em 2023, 80% dos jovens responderam que gostariam de estudar no Ensino Médio Técnico-Profissionalizante. Atualmente, apenas 11% dos estudantes brasileiros se encontram nessa modalidade de ensino, enquanto, nos outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, esse número chega a 37%. Os terrenos cedidos aqui hoje fazem parte de uma grande estratégia para concretizar a ampliação e aumentar a oferta para os jovens”, pontuou.

Já o prefeito Emerson Maas celebrou a conquista e o impacto positivo para a comunidade: “Essa é uma vitória histórica para Mafra e, em especial, para o bairro Faxinal, que agora recebe um investimento tão importante para o futuro de nossa juventude. O Instituto Federal vai transformar vidas, abrir novas portas de conhecimento e gerar ainda mais desenvolvimento para nossa cidade, consolidando Mafra como referência em educação e qualidade de vida no Planalto Norte”, destacou.
O novo campus do IF, em Mafra, deve começar a ser construído em 2025 e reafirma o compromisso do município com o crescimento sustentável, oferecendo educação de qualidade, ampliando as oportunidades para jovens e contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e regional.