Jovens mafrenses se dedicam a projeto de acessibilidade para deficientes visuais
Projeto “O Mundo por Outros Olhos” busca criar memórias visuais e inspirar inclusão ao redor do planeta.


Três jovens de Mafra deixaram para trás projetos pessoais, empregos e estudos para se dedicarem a uma causa que une amor, superação e inclusão.
Luiz Henrique Arten Júnior, de 22 anos, diagnosticado com a doença de Stargardt, conta com o apoio da namorada, Fabiana Farias, e da irmã, Thayná Arten, no projeto “O Mundo por Outros Olhos”, que tem como objetivo criar memórias visuais antes que Luiz perca completamente a visão.
A doença de Stargardt afeta progressivamente a visão central, formando uma mancha na retina que impede a formação de imagens. Com a visão periférica ainda preservada, Luiz busca ampliar seu repertório visual por meio de experiências ao redor do mundo, o que ajuda na adaptação a futuras mudanças no campo visual.
Além de lidar com os desafios pessoais, o trio tem um propósito ainda maior: documentar estratégias e tecnologias de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos países por onde passam. O conteúdo é compartilhado nas redes sociais e pode ser adaptado e implementado no Brasil, fortalecendo a inclusão.
Outro objetivo ousado do projeto é entrar para o Guinness World Records como o primeiro deficiente visual a visitar todos os países do mundo – uma meta que pretende inspirar outras pessoas a superar barreiras e ampliar o debate sobre acessibilidade.
Desde o início da jornada, Luiz, Fabiana e Thayná já conheceram mais de 50 países, como Portugal, França, Egito, Japão e Indonésia. As viagens, no entanto, têm sido custeadas com recursos próprios, sem apoio financeiro externo. Os custos com passagens, hospedagens, alimentação e produção de conteúdo são cobertos com economias pessoais.
“Apesar dos desafios, seguimos confiantes. O retorno das pessoas que acompanham o projeto mostra que estamos no caminho certo”, afirmam os jovens.
Para ajudar, os idealizadores convidam o público a conhecer e divulgar o projeto nas redes sociais: Instagram e YouTube, além de apoiar financeiramente ou intermediar parcerias que possam viabilizar a continuidade da missão.
“Não é só sobre conhecer o mundo. É sobre fazer o mundo conhecer nossa causa”, diz Luiz. A meta é ousada: visitar os 193 países do mundo.