Um macaco foi encontrado morto esta semana na localidade de Leonel, no interior de Mafra.
A Vigilância Epidemiológica e um médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Interior estiveram no local e recolheram amostras para a realização de exames laboratoriais. O procedimento tem como objetivo detectar a presença do vírus da febre amarela na região.
Mesmo sem a confirmação da causa da morte, a vigilância orientou os moradores da localidade a se vacinar contra a doença.
Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela. Eles são vítimas, mas sinalizam a circulação do vírus. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus que também pica os macacos. Ao encontrar um macaco doente ou morto, é recomendado comunicar algum órgão de saúde.
Prevenção
A vacina contra a febre amarela está disponível durante todo o ano em todas as unidades básicas de saúde.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos devem ser imunizadas contra a doença. Já as crianças que receberam apenas uma dose da vacina dos 9 meses aos 4 anos devem tomar a dose de reforço, para garantir a imunização completa. Na dúvida, a recomendação é que as pessoas procurem uma sala de vacina para confirmar sua situação vacinal.
Durante o mês de janeiro, a população pode se dirigir até a policlínica municipal.