Maternidade Dona Catarina Kuss poderá contar com estágios e residência médica
Centro de Estudos irá viabilizar a realização de estágios e pesquisas na área da saúde
O diretor da Maternidade Dona Cataria Kuss em Mafra, Jeferson Lopes, anunciou em suas redes sociais na última quarta-feira (20), a criação do Centro de Estudos e DEPT (Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento) da entidade.
Segundo o diretor, o Centro de Estudos irá oferecer campo de estágio curricular de diversas especialidades, como medicina, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição, dentre outros. “Assim, a MDCK cumpre o seu papel de instituição hospitalar auxiliar de ensino, cooperando com a formação de profissionais de saúde”, diz Jeferson.
Outra conquista celebrada pela criação do Centro de Estudos é a possibilidade de implantação de residência médica multidisciplinar na maternidade, que poderá receber estudantes do curso de medicina da Universidade do Contestado (UnC). A expectativa é de que os estágios e pesquisas desenvolvidas possam não apenas contribuir para a formação de profissionais da saúde na região, como também viabilizar o aprimoramento científico dos acadêmicos.
“Também favorecerá o desenvolvimento de um Programa de Educação Permanente em Saúde por meio de treinamentos e capacitações aos colaboradores, visando a atualização constante dos profissionais com foco no atendimento com qualidade e segurança na área obstétrica e neonatal”, observou o diretor.
Reconhecida como “Hospital Amigo da Criança desde 1992”, a Maternidade Dona Catarina Kuss conta atualmente com 31 leitos obstétricos, 09 leitos de UTI Neonatal, 04 leitos UCINCO e 04 leitos para atendimento neonatal de baixo risco, o que a torna referência no Planalto Norte.