Nesta terça-feira (16), a Polícia Militar de Mafra informou que houve aumento considerável na circulação de motonetas, bicicletas elétricas e bicicletas comuns no trânsito do município.
De acordo com a PM, com o aumento da circulação, muitas leis e normas de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão sendo desrespeitadas.
A polícia lembra que todos estes meios de transporte estão sujeitos às mesmas normas de circulação que os demais veículos, além de sansões e penalidades previstas no CTB.
Uma das infrações mais praticadas por ciclistas é a inobservância aos semáforos e a passagem em cruzamentos com o sinal vermelho.
Segundo a PM, andar sobre passeios e calçadas com estes veículos também constitui infração de trânsito, sujeita a penalidades. Outra infração comum é a condução de bicicletas pela contramão de direção e a condução de bicicletas elétricas e/ou motorizadas sem o uso de capacete.
A PM também alerta para a adulteração de bicicletas elétricas que em alguns casos, atingem velocidades superiores às previstas em lei para este tipo de veículo.
Em Mafra, a guarnição vai desenvolver operações para fiscalização específica destas categorias de veículos. “Orientamos para que os proprietários se informem e revejam as normas do CTB, para não incorrerem em irregularidades e consequentes penalidades”, informou a PM em nota.
Post Views: 51