Projeto busca faixa para atividades esportivas no Alto de Mafra e Vila Nova

A ideia é delimitar a faixa de acostamento das ruas Tenente Ary Rauen e Gustavo Adolfo Friedrich (sentido centro – bairro Vila Nova) para realização de atividades esportivas em horários específicos

Continua após a Publicidade

A realização de atividades esportivas nas ruas – principalmente caminhada, corrida e ciclismo – está se tornando cada vez mais constante em Mafra.

Considerando essa expressividade, bem como a pouca segurança para a prática dessas atividades, além de outros fatores, um projeto de iniciativa popular foi enviado para a Câmara de Vereadores de Mafra no início da semana.

Na sessão remota da última terça-feira (28) foi apresentado o requerimento solicitando ao Poder Executivo estudo para a implantação do projeto. O requerimento deverá ser respondido no prazo de 15 dias (podendo ser prorrogado pelo mesmo período se necessário).

A ideia é delimitar a faixa de acostamento das ruas Tenente Ary Rauen e Gustavo Adolfo Friedrich (sentido centro – bairro Vila Nova) para realização de atividades esportivas em horários específicos: das 18 às 7 horas em dias de semana e, nos finais de semana, a partir das 15 horas de sábado, compreendendo o dia todo de domingo.

De acordo com a proposta, os veículos que estacionarem na respectiva faixa nos horários ali determinados ficarão sujeitos à multas e remoção. O projeto sugere que o Departamento de Trânsito do Município fique responsável pela regulamentação, colocação de placas e pintura de faixas para a sinalização legal.

O mafrense Anderson Rodrigues é um dos munícipes que encabeçou o projeto, colocando a ideia no papel e fazendo chegar até a Câmara: “Buscamos dar segurança e maior incentivo à prática de esportes em nossas cidades. É um anseio de muitas pessoas, e certamente, o espaço irá se tornar referência em Mafra”, afirmou.

Outro grande apoiador da iniciativa é o advogado Luis Alfredo Nader. “Com a aprovação desse projeto será possível a prática dessas modalidades esportivas sem riscos, pois haverá uma área destinada aos praticantes sem interferir nas atividades comerciais, nos horários em que o comércio já está sem atividade. Tive a oportunidade de praticar corrida tanto na Tenente Ary Rauen quanto na Gustavo Friedrich e havendo espaço destinado aos esportes de rua sua prática será bem mais segura e tranquila. Sem dúvida se faz necessário estudo por parte do poder executivo, mas a ideia é muito boa”, comentou.

Rua Gustavo Adolfo Friedrich. Foto: Robson Komochena

Incentivo à prática esportiva

Para Kleverson Jorge, profissional de educação física mafrense, o local será um incentivo para mais pessoas iniciarem a prática esportiva. “Nossa cidade está muito movimentada no que se refere a prática esportiva. Desde corridas, ciclismo e até caminhada, que envolvem crianças, adultos e toda a família. É de suma importante um espaço próprio para isso, principalmente, com segurança. Além disso, com esse espaço específico, a tendência é que isso abra os olhos da população com relação a importância da realização das atividades. Com certeza, a existência do local incentivará muito mais pessoas a praticarem atividade esportiva”, concluiu.

Foto: Divulgação

Portadores de necessidades especiais

Conhecida no meio esportivo, principalmente nas corridas, a atleta Jaqueline Milbauer lembrou que espaço será também um benefício aos portadores de necessidades especiais. “A iniciativa é de extrema importância para a cidade. A prática esportiva já faz parte da vida das pessoas de Mafra, que a cada dia estão mais ativas. Além de beneficiar praticantes de várias modalidades, o espaço trará benefícios e segurança aos atletas portadores de necessidades especiais. Será um grande incentivo para as pessoas da cidade”.

Foto: João Carlos Petri

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.