Reunião debate retomada do transporte público intermunicipal
Empresas de transporte público esclareceram todas as dúvidas relativas às exigências do edital de credenciamento, que será lançado nos próximos dias.

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) reuniu na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Amplanorte, empresas interessadas no processo licitatório para realização do serviço de transporte coletivo entre Mafra e Rio Negro.
Durante a reunião, as empresas prestadoras do serviço esclareceram todas as dúvidas relativas às exigências do edital, que será lançado nos próximos dias.
Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.
Segundo o diretor do CIMU, Christian Rentz, o consórcio está desde a sua criação, trabalhando para restabelecer o sistema de transporte coletivo municipal. “Precisamos do apoio dos prestadores para que o transporte retorne organizado, com qualidade e segurança para o usuário”, pontuou o diretor.
O edital de credenciamento faz parte da fase de transição do processo de reorganização do transporte coletivo público.
Neste período transitório, o CIMU deve elaborar um plano de mobilidade urbana, através de audiências públicas e estudos de origem e destino; e assim que o plano for definido, criar um edital de licitação definitivo para concorrência pública nacional.
No edital de credenciamento desta fase de transição serão mantidas as exigências legais relativas à certificação de veículos, acessibilidade e gratuidade nos termos da legislação federal. Também será levada em conta a idade da frota, tarifas propostas, entre outras determinações.
O CIMU foi constituído pelas Leis Municipais nº 4276/2017 de Mafra e n° 2779/2017 de Rio Negro. O consórcio tem como objetivo unificar os serviços de transporte coletivo em Mafra e Rio Negro, com ações definidas em conjunto pelas duas administrações públicas municipais.