Seluma leva conhecimento sobre meio-ambiente para Escola São Lourenço
Escolas de Mafra estão recebendo palestras direcionadas aos alunos sobre educação ambiental.

A Escola São Lourenço, em Mafra, foi a quarta unidade escolar a receber o ciclo de palestras da Seluma (Serviços de Limpeza Urbana de Mafra).
A iniciativa visa levar educação ambiental para as escolas de Mafra, através de palestras para os alunos.
Quem ministra as palestras é a analista ambiental Rafaela Pimentel, que destaca o foco sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem do lixo.
“É um trabalho de conscientização desde pequenos, para que os alunos cresçam com isso. As crianças levam a mensagem para casa, para os pais, e isso traz um retorno muito legal”, destacou Rafaela.
“É de grande importância essa ação da Seluma, pois a educação ambiental é pertinente na sociedade. Eu mesmo sendo professor, aprendi que a lata de tinta não é reciclável. Todos aqui aprendemos”, disse o professor Claudinei Clemente.
Maria Beatriz, da 7ª série, destacou o aprendizado na separação dos materiais e o que pode ser reciclado. “Jornais, garrafas, pet, papelão, isso tudo podemos reciclar e fazer nossa parte para proteger o meio-ambiente”, disse.
Concurso de desenhos
A Seluma também está com um concurso de desenhos em aberto para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Mafra.
Com o tema “Educação Ambiental & Saúde: Conscientização e Ação”, o concurso tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem do lixo no cotidiano de todos.
De acordo com o regulamento do concurso, os estudantes poderão participar com apenas um desenho cada, que deverá ser elaborado em sala de aula, seguindo as orientações fornecidas.
Os desenhos selecionados pelas escolas serão encaminhados à Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, onde uma comissão julgadora, composta por técnicos da área ambiental, gestores e assistentes de comunicação, será responsável por avaliar os trabalhos de acordo com critérios como atendimento ao objetivo do concurso, expressão das ideias, originalidade e criatividade.
Os três melhores desenhos serão premiados, com destaque para o primeiro colocado, que será divulgado na capa do carnê de coleta de lixo de 2025. Além disso, todos os participantes receberão certificados de sua participação no concurso.
O cronograma do concurso prevê a confecção dos desenhos entre os dias 29 de abril e 10 de maio, a seleção nas escolas de 13 a 24 de maio, e a entrega dos trabalhos na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura até o dia 24 de maio. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 10 de junho.
Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3642-1510.