UPA de Mafra recebe alunos de Medicina para intensificar atendimentos
Estagiários participam de procedimentos como suturas, triagens e consultas, ajudando a aprimorar a qualidade do serviço oferecido à população.


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mafra conta com o reforço constante de estudantes de Medicina em estágios, contribuindo para a melhoria no atendimento à população.
Os estagiários, durante o internato médico, participam ativamente de procedimentos como suturas, triagens e consultas, sempre sob a supervisão de médicos e professores.
De acordo com a preceptora médica Mariana da Cruz, a presença dos estudantes não só fortalece o atendimento à população, mas também contribui para o aprendizado dos futuros profissionais. “Além do apoio no atendimento, os alunos desenvolvem habilidades no relacionamento com as pessoas e vivenciam os processos de diagnóstico e comunicação técnica, o que enriquece a formação deles”, explica.
Veja o relato dos estagiários
Mariana ressalta que a experiência do paciente no serviço permanece a mesma, porém, a integração dos estagiários representa um suporte adicional no processo de diagnóstico e na comunicação com os usuários.
De acordo com o estudante Carlos Szczerbowski, a responsabilidade no cuidado à saúde é imensurável. “Cursar Medicina é uma responsabilidade muito grande. A partir do momento em que temos o dever de cuidar da vida das pessoas, pilares como cordialidade, seriedade e responsabilidade atuam diariamente conosco”, explica.
Para os acadêmicos, a UPA 24 horas se torna um ambiente prático para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, enquanto a comunidade se beneficia de um atendimento de maior qualidade e capacidade.