UPA 24h apresenta índices positivos e se consolida como referência em urgência e emergência
Números mostram avanço em atendimentos, serviços, equipamentos e profissionais.


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mafra, está fechando 2024, seu sétimo ano de atuação, com números positivos e um avanço em atendimentos, serviços, equipamentos e profissionais, se consolidando como um importante centro de saúde e assistência em urgências e emergências.
Os dados foram apresentados nesta semana, em um café com autoridades. Durante o evento, também foram apresentados o funcionamento e as instalações da unidade.
Desde a sua inauguração, a unidade passou por diversas melhorias em sua estrutura e equipe, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado à comunidade.
Em dezembro de 2017, a UPA contava com uma equipe composta por três médicos clínicos durante o dia e dois à noite, além de um pediatra que atendia de segunda a sexta-feira apenas no período diurno. Naquela época, a unidade realizava cerca de 2 mil atendimentos mensais. Com o crescimento da demanda e as necessidades da população, a UPA passou a contar, antes da pandemia, em fevereiro de 2019, com uma equipe de dois médicos clínicos no período diurno e dois à noite.

Atualmente, a UPA fecha 2024 apresentando um aumento significativo na sua capacidade de atendimento.
Durante o dia, a unidade conta com quatro médicos clínicos e um pediatra, e à noite, três médicos clínicos e um pediatra, garantindo um atendimento mais completo e eficaz para a população.
Esse aumento no número de profissionais reflete o crescimento da demanda, que chegou a uma média de 6 mil atendimentos mensais no setor clínico e aproximadamente 1.300 atendimentos pediátricos por mês.
Além dos atendimentos médicos, a UPA realiza, em média, 27 mil procedimentos mensais, abrangendo uma ampla gama de serviços de urgência e emergência. Os exames laboratoriais são outro ponto forte, com a unidade realizando cerca de 3.200 exames por mês. Também são feitos, em média, 1.300 exames de raio-x, fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições clínicas.
Para o prefeito Emerson Maas, a evolução é um reflexo do aumento da credibilidade da UPA nos últimos anos.
“Em 2021, quando assumimos a gestão, a UPA realizava 2 mil atendimentos diários. Hoje, estamos entre 6 e 7 mil atendimentos por dia. Antes, eram 2 médicos por dia, hoje temos 5 temos, inclusive, com pediatra 24 horas”, pontuou.
“Esses números só aumentaram porque percebemos que aumentou a credibilidade do serviço da UPA. Pessoas que não utilizavam o serviço, que não iam até a UPA, hoje estão procurando esses serviços. E esse é o fator que reflete nesses números”, acrescentou Maas.
O prefeito também destacou o compromisso constante de ampliação da UPA. “Queremos criar alguns leitos de retaguarda, para aqueles pacientes mafrenses que precisam ir para fora. Conseguimos um raio-X novo e um ultrassom novo. Estamos pensando sempre na melhoria do serviço prestado”, concluiu.
RUE
A UPA faz parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), um sistema que visa articular e integrar os serviços de saúde, oferecendo acesso mais amplo e humanizado para os pacientes em situação de urgência ou emergência. Esse modelo de rede busca garantir atendimento rápido e oportuno, contribuindo para o bem-estar da população e para a otimização dos recursos da saúde pública.
SISREG
Outro avanço importante foi a implementação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que gerencia o complexo regulatório de serviços de saúde. Através deste sistema, é possível realizar desde a inserção de oferta de serviços até a solicitação de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, além da regulação de leitos hospitalares. O uso do SISREG proporciona uma gestão mais eficiente, melhorando o acesso aos serviços especializados e garantindo que os pacientes recebam o atendimento necessário de forma ágil e bem organizada.
Ao longo desses sete anos, a UPA tem se consolidado como uma referência em atendimento de urgência e emergência na região, superando desafios e ampliando suas capacidades. A integração com a RUE e a utilização do SISREG demonstram a importância da articulação entre os serviços de saúde para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento.
Com essa estrutura robusta e compromisso com a saúde pública, a UPA segue avançando e se preparando para os desafios futuros, sempre com foco na excelência no atendimento à população.