
O tema da Campanha da Fraternidade de 2021, lançada nesta quarta-feira (17), será “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.
A campanha é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960.
Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.
No texto-base da campanha deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) critica a “negação da ciência” durante a pandemia e a “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTQ.
A iniciativa foi alvo de críticas de grupos conservadores, que criaram um abaixo-assinado contra o tom adotado pela CNBB. Eles alegam que a campanha promove “deturpações dentro da moral católica”.
Em nota, a CNBB afirma que o objetivo maior da campanha deste ano é o diálogo e que, por ser “construída ecumenicamente”, segue a linha de pensamento do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e não da CNBB.
“A campanha quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”, afirmou.
O lançamento do tema ocorre sempre na quarta-feira de cinzas, quando inicia a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
A adesão à campanha não é obrigatória e depende de cada diocese.

Post Views: 36