Campanha da Fraternidade de 2025 aborda cuidado com a natureza
A campanha busca promover uma conversão ecológica, incentivando os cristãos a se perceberem como parte do meio ambiente e a se comprometerem com sua preservação.
Fotos: Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna/Divulgação
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (5), a Campanha da Fraternidade 2025 em todo o país.
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, retirado do livro de Gênesis, a campanha busca promover uma conversão ecológica, incentivando os cristãos a se perceberem como parte do meio ambiente e a se comprometerem com sua preservação como guardiões.
A reflexão sobre o tema é fundamentada em importantes documentos, como a Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, que trata de questões socioambientais e completa 10 anos em 2025. Também se destaca o “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, que comemora 800 anos em 2025.
“Ao nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, brotarão do encantamento a sobriedade e a generosidade. O mundo é algo mais do que um problema a resolver. É um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor.” traz um dos trechos da carta do Papa Francisco sobre o tema.
A campanha, celebrada nacionalmente desde 1964, é uma forma de a Igreja Católica no Brasil viver o período da Quaresma, em preparação para a Páscoa, com práticas de oração, jejum e caridade.
O ponto alto da campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades no Domingo de Ramos, que, neste ano, acontecerá nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais em todo o Brasil.