Como descobrir o histórico de um carro usado

É fácil ficar de olho nos detalhes para fazer compras com segurança. Saiba como verificar os históricos de alguns carros usados com a experiência de especialistas.

Depois de muitas pesquisas, você encontrará o carro perfeito para você. É exatamente o que você queria, pelo preço que procurava, e está pronto para ser colocado na sua garagem rapidamente. Mas a pressa é o inimigo da escolha e alguns pequenos detalhes podem passar despercebidos. É fácil ficar de olho neles para fazer compras com segurança e explicamos como verificar os históricos de alguns carros usados com a experiência de especialistas.
Primeiro como verificar o histórico de um carro usado?

O primeiro passo é obter um número de registro ou um número de chassi. Esses são registros exclusivos para cada veículo e permitem que você entenda melhor sua história para verificar informações como roubo e furto em aberto, dívidas e multas, restrições de vendas, seja por meio de leilões ou compensação irreversível, “em 24% dos veículos que significa aproximadamente um a cada quarto carros, contém um elemento que afeta diretamente seu valor. Os problemas mais comuns estão relacionados a eventos de depreciação de carros”, afirma Henrique Cavalhieri, diretor de vendas no varejo da empresa de pesquisa Dekra Brasil.

Uma consulta sobre o histórico de carros usados pode até ser feita de forma online, através de serviços como o Checkauto, oferecidos pela empresa Dekra, que ajudam muito na primeira fase da avaliação.

Deve ser feita uma visita presencial entre você e o veículo
Uma inspeção pessoal também garante que o carro esteja atualizado com todos os recursos de segurança obrigatórios e que tenha sido submetido a extensos reparos como resultado de um acidente passado. Isso pode acabar afetando diretamente o preço que você planeja pagar e dar a você a oportunidade de negociar melhor o preço, se desejar continuar com sua compra. Na vistoria física lembre-se de ver se existe uma instalação elétrica adequada e veja os elementos como as placas, juntas, marcações no chassi, motor, caixa de engrenagens e para-brisa.

Não pague antecipadamente
Dê apenas ao vendedor dinheiro depois de ter 100% de certeza da compra. De fato, você só terá certeza da sua compra se tiver todas as informações em mãos, Cavalhieri afirma que se o vendedor se recusar a fornecer informações ou realizar uma inspeção, desconfie, pois é sinal que ele quer esconder algo. Uma dica valiosa é: “Não se apresse, pois você está tomando uma decisão importante em relação à sua propriedade, à sua segurança e à de sua família.

Portanto, é melhor paquerar seu carro muito antes de comprá-lo para descobrir o que está por baixo da maquiagem. Muitos sofrem acidentes graves, mas são reparados e colocados no mercado. Para escapar deles, a receita é observar cuidadosamente.

“Qualquer pessoa interessada no veículo deve observar se os selantes foram removidos ou trocados nas interseções de suas peças, como o para-lama e a parte traseira dentro do arco da roda”, diz Sérgio Ricardo Fabiano, associado do Tour of the Society of Mobility Engineers (SAE Brasil).

Esses compostos são camadas de PVC colocadas embaixo do carro para evitar a infiltração de água. Eles são mais visíveis em veículos novos. Quando usados, eles podem ser cobertos com crostas de terra. Dê prioridade aos veículos que possuem caixas de rodas limpas e que permitem essa verificação, como por exemplo se você optar por comprar Fiat Linea usado.

Fabiano dá mais uma dica sobre como detectar grandes batidas: veja a aberturas de portas, se estão muito abertas ou fechadas em todo o contorno do veículo, especialmente se houver diferenças entre um lado do carro e o outro, sempre procure por diferenças de cores, se possui alguma alteração, se esta opaca ou tracejadas. A falta de acabamento também indica que houve algum reparo no automóvel.

Além dos carros batidos, também é bom prestar atenção nos que foram inundados. E não apenas porque você terá que aturar o cheiro constante de cachorro molhado, mas também porque a água afeta todo o carro, do corpo, onde pode estar presentes manchas de oxidação, até as partes elétricas e eletrônicas, podendo conter ferrugem e deixando algumas peças do carro quebradas ou frágeis.

Se o cheiro não revela o dilúvio, a presença de terra ajuda. “Verifique se há sinais de sujeira em bancos e pisos alcatifados, no painel e no interior da porta”, diz Paulo Fontana, da Vistoria & Cia. “Esse resíduo também pode estar dentro do motor, com segurança ou no porta-malas”, diz Fabiano. De qualquer forma, apenas esses traços são inúteis. Pois depois que um veículo é limpo por uma boa empresa de limpeza, é quase impossível saber.

Segundo o Claudemir Rodriguez, analista técnico do Centro de Segurança Experimental e Rodoviária (CESVI), é bom verificar se há alguma obstrução do mecanismo retrátil do cinto de segurança, se acontece alguma falha ocasional dos componentes elétricos e vários ruídos que ocorrem como resultado da secagem dos componentes devido à contaminação da água, esses detalhes podem fazer toda a diferença no seu Ford Fusion usado, ou qualquer outro veículo.

Checklist dos detalhes que ameaçam a venda de um carro:

  • Extensão da porta com espaço irregular
  • A porta raspando contra a moldura da porta
  • A diferença na pintura entre um lado e o outro
  • Monumentos sob bancos e tapetes
  • Dispositivo de travamento de cinto retrátil
  • Remoção e estofamento de carpetes e estofados
  • Número do motor diferente do original
  • Gotas de óleo do escapamento
  • Água dentro dos holofotes e lanternas
  • Fumaça azulada sai da expiração do escapamento

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