Inflação cai e produção industrial sobe em agosto, mostra IBGE
Segunda queda consecutiva do IPCA traz alívio para o bolso do consumidor.


Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram reação positiva da economia brasileira.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou queda de 0,36% em agosto, após recuo de 0,68% em julho, quando a taxa foi a menor desde o início da pesquisa, em janeiro de 1980.
Com isso, a inflação acumulada alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses. A queda nos preços dos combustíveis e nas tarifas de energia elétrica contribuiu para a redução dos índices inflacionários.
Indústria
O IBGE também anunciou os resultados sobre a produção industrial brasileira. A indústria subiu 0,6% na passagem de junho para julho e avançou em quatro dos 15 locais analisados pelo Instituto. Houve elevações no Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%). Em Santa Catarina, os setores de máquinas e equipamentos e produtos de borracha e material plástico puxaram os índices de crescimento.
Veículos
Outro indicador que demonstra o aquecimento da economia brasileira é a produção de veículos, que aumentou 8,7% em agosto na comparação com julho. Alcançou 238 mil unidades antes 219 mil do mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, a expansão foi de 43,9%. No acumulado do ano, a produção chegou a 1.478,6 mil unidades, 4,7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).