Problema no Facebook troca foto de links por imagem pornô

A situação acontece com links de famosos sites de notícias, como O Globo, G1, Estadão, e até mesmo com alguns anúncios.

Um aparente problema no Facebook tem trazido constrangimento e apreensão para usuários desde a noite de ontem (26).

 

Segundo diversos relatos na internet, a rede social está exibindo uma foto explícita de um vídeo pornô no lugar da thumb (imagem em miniatura) de links publicados.

 

Conforme relatos no Twitter, a situação acontece com links de famosos sites de notícias, como O Globo, G1, Estadão, e até mesmo com alguns anúncios, mas não é possível perceber um padrão no erro. Algumas pessoas acreditam que seja um bug na rede social, enquanto outras afirmam se tratar algum tipo de vírus. Há também quem acredite que o Facebook teria sido hackeado.

 

O Facebook explicou que ainda está investigando a situação. “Até o momento não identificamos anúncios legítimos sendo veiculados nas nossas plataformas ou posts orgânicos com a imagem em questão. Seguimos investigando o caso”, informou a empresa em nota.

 

Algumas reclamações levantam a suspeita de que o problema poderia ser sido causado pelo sistema de propagandas do Facebook. Um estudo repercutido pelo The New York Times em 2019 revelou que rastreadores de internet de grandes empresas, como Google e Facebook, haviam sido encontrados em sites com conteúdo adulto. Entretanto, não se sabe se a plataforma de anúncios, mesmo com dados de um site pornô no histórico, estaria na raiz do problema.

 

Riomafra Mix esclarece

Ao constatar o problema, já no início da madrugada de hoje, o diretor do Riomafra Mix, Douglas Dias, se pronunciou imediatamente, reforçando os princípios éticos e profissionais da empresa. “Assim como diversos veículos de comunicação de todo o país, aguardamos uma posição por parte do Facebook e reiteramos nossos pedidos de desculpas aos leitores que eventualmente foram afetados com o problema”, comentou.

 

 

Mesmo se tratando de um problema nacional (ou até mundial), o caso também está sendo analisando pelo departamento jurídico do Riomafra Mix, que buscará as providências cabíveis.