Ministério da Saúde libera cloroquina para pacientes graves

O Ministério da Saúde liberou, em nota informativa publicada nesta sexta-feira (27), o uso do medicamento Cloroquina como terapia auxiliar

O Ministério da Saúde liberou, em nota informativa publicada nesta sexta-feira (27), o uso do medicamento Cloroquina como terapia auxiliar no tratamento de casos graves de Covid-19 para pacientes hospitalizados.

“A medicação será disponibilizada para uso, a critério médico, como um auxílio no tratamento, especificadamente para pacientes em casos graves e que estejam hospitalizados. Não indicamos a auto medicação e nem que as pessoas corram até as farmácias para comprar e ingerir esse remédio pois ele não é uma cura para a doença”, alertou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O secretário lembrou que, para a população em geral, as medidas de prevenção devem continuar a ser realizadas, além de se manter o isolamento social.

A medida do Ministério da Saúde considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível até o momento. Existem atualmente dezenas de estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento, avaliando a eficácia e segurança de cloroquina/hidroxicloroquina para infecção por Covid-19, bem como outros medicamentos, e, portanto, essa medida poderá ser modificada a qualquer momento, a depender de novas evidências científicas.

A Secretaria de Saúde do Paraná já recebeu o medicamento do Ministério da Saúde e informou que a partir deste final de semana realizará a administração do remédio aos que se enquadrem exclusivamente no critério estabelecido.