Chuva, frio e saudade marcam o Dia de Finados
Dia também foi uma oportunidade de visitar cemitérios, acender velas e fazer orações em memória daqueles que se foram.


O Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (2), é uma data de grande significado para muitas pessoas ao redor do mundo e representa um momento de reflexão e gratidão pelas vidas daqueles que já faleceram. É uma ocasião na qual as pessoas têm a oportunidade de reviver momentos importantes com seus entes queridos.
A data também é uma oportunidade de visitar cemitérios, acender velas e fazer orações em memória daqueles que se foram. É um ato de carinho e devoção, onde as lágrimas de saudade se mesclam com a alegria de relembrar os momentos compartilhados com aqueles que já não estão presentes fisicamente.
Apesar da chuva e do frio na região, a sensação que quem visitou os cemitérios foi de saudades e gratidão. “É um dia muito importante, lembramos de nossos familiares e amigos que já partiram. É um momento para prestar nossa homenagem”, destaca o professor, Eduardo Nassif, que aproveitou a data para levar flores para familiares no Cemitério Municipal de Mafra.
Comparando com anos anteriores, a participação de pessoas foi bem menor, isso se deu ao clima. Inclusive a tradicional missa realizada no próprio cemitério, foi transferida para as igrejas. Em Mafra a missa foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora das Graças, já em Rio Negro na Paróquia Senhor Bom Jesus.
Segundo o gerente de serviços da Prefeitura de Mafra, Wilson Good, foram necessárias algumas pequenas mudanças no trânsito, mas tudo ocorreu dentro do esperado. “Infelizmente a chuva veio cedo e impediu muitas pessoas de virem prestar suas homenagens. Mesmo assim, tudo ocorreu perfeitamente”, pontua.
Em Rio Negro, nenhuma alteração no trânsito foi registrada.

Sobre o Finados
A celebração do Dia de Finados remonta ao século X, na abadia beneditina de Cluny, França, iniciada pelo abade Odilo, conhecido como Santo Odilon entre os católicos. Em 2 de novembro de 998, ele propôs que as preces fossem dedicadas às almas dos falecidos, considerando que muitas estavam no Purgatório, em busca da purificação para o Paraíso.
Essa data foi escolhida devido à proximidade com o Dia de Todos os Santos, em 1 de novembro, quando a Igreja honra os que morreram em estado de graça. Portanto, o Dia de Finados se estabeleceu como um momento de lembrança daqueles que partiram e geralmente não eram mencionados nas orações.