Escola de Itaiópolis é reconhecida como referência em alfabetização na 2ª edição do Prêmio Lume
O reconhecimento será dado através de um certificado, entregue nesta terça-feira (19).


A 2ª edição do Prêmio Lume ocorre nesta terça-feira (19) e seis escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina serão premiadas como referências em alfabetização, entre elas, a Escola de Educação Básica Antônio Blaskowski, de Itaiópolis.
A cerimônia será realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis e o reconhecimento será dado através de um certificado a uma escola estadual e uma municipal de cada mesorregião de Santa Catarina.
A E.E.B. Antônio Blaskowski, localizada na área rural de Itaiópolis, atende 271 alunos, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A escola tem se destacado por suas iniciativas voltadas à alfabetização, com atividades que incentivam a leitura, especialmente no primeiro e segundo ano, alcançando um índice de proficiência de 77% na alfabetização.
Além disso, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição apresentou um aumento significativo entre 2021 e 2023, subindo de 5,8 para 6,3. Esse avanço é atribuído ao esforço conjunto dos professores, alunos e comunidade local, com o suporte contínuo do governo.
Confira as escolas estaduais vencedoras
– Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, de Itaiópolis, no Norte;
– Escola de Educação Básica João XXIII, de Maravilha, no Oeste;
– Escola de Educação Básica Santa Teresinha, de Curitibanos, na região Serrana;
– Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, de Blumenau, no Vale do Itajaí;
– Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis;
– Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, de Araranguá, no Sul Catarinense.
O Prêmio Lume
Os objetivos do Prêmio Lume são apurar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, estimular o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apoiar o desenvolvimento de experiências inovadoras de alfabetização que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional e estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria dos resultados da alfabetização.
Outros objetivos dessa iniciativa são desenvolver processos de melhoria contínua da qualidade social da educação nas unidades escolares, desenvolver de forma qualificada os processos e as práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros, incentivar a participação e a troca de experiências entre profissionais da educação em projetos inovadores e criativos para a educação pública em Santa Catarina. Assim, formando uma rede de boas práticas e valorizando a atuação de estudantes, de profissionais da educação, da comunidade escolar e da sociedade em prol da alfabetização na idade recomendada.