Geada e temperaturas negativas: como fica o tempo nos próximos dias?
Há chance de chuva congelada ou neve em algumas regiões do Estado.


A chegada de uma massa de ar frio de origem polar associada a um sistema de alta pressão intensifica o frio nos próximos dias na região, contribuindo para noites e madrugadas geladas e tardes com temperaturas baixas nas áreas serranas e amenas nas demais regiões.
A mudança já começa na noite desta sexta-feira (8) e a madrugada de sábado (9), onde há uma pequena chance de chuva congelada ou neve em áreas do Planalto Sul e Meio-Oeste, especialmente nos pontos mais altos da Serra.
O sábado (9) ainda começa com bastante nuvens nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, mas ao longo do dia, a nebulosidade diminui e o sol predomina em todo Estado.
Entre a madrugada e o amanhecer há condições para formação de geada, especialmente em áreas do Planalto Norte, onde o céu fica mais aberto, o que deve favorecer a ocorrência de temperaturas mais baixas.

As temperaturas mínimas devem oscilar entre -3°C e 3°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 3°C a 10°C nas demais regiões.
O domingo (10) começa com a formação de nevoeiros em várias regiões do Estado e com condição de geada entre o Grande Oeste, os planaltos, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis.
Ao longo do dia, o sol predomina em todas as regiões e favorece a elevação gradual das temperaturas que devem oscilar entre 10 e 15°C no Planalto Sul, 13 a 17°C no Meio-Oeste e de 17 a 23°C nas demais áreas.
No início da próxima semana, a influência de uma nova massa de ar frio de origem polar que ingressa no estado, favorece o declínio ainda mais acentuado das temperaturas, especialmente entre terça (12) e quarta-feira (13) quando devem ser registradas mínimas abaixo de zero em várias regiões com condições favoráveis para ocorrência de geada.
Com informações da Defesa Civil de SC.