Racionamento de água deve iniciar nos próximos dias em Rio Negro

Sanepar informou que o nível do Rio Negro apresenta atualmente é de 0,265m quando o normal para o período seria de 1,5m.

A estiagem que há meses vem atingindo a região vem afetando o abastecimento em riomafra. A Sanepar informou nesta segunda-feira (27) que, caso não haja chuvas significativas nos próximos sete dias, o rodízio do abastecimento deverá acontecer também em Rio Negro, a exemplo do que já ocorre em outras cidades da região metropolitana de Curitiba.
Ainda nesta segunda-feira, a Sanepar e Secretaria municipal da Agricultura e Meio ambiente precisaram realizar uma ação conjunta para reforçar o abastecimento das comunidades de Queimados, Sítio dos Hirth, Fazendinha, Campina dos Martins e Laranjal. Nessas localidades, os agricultores que dependem de poços artesianos estão enfrentando grandes dificuldades tanto na produção agrícola quanto no uso doméstico da água.
Em nota enviada à redação do Riomafra Mix, a Sanepar informou que, segundo monitoramento da Copel, o Rio Negro apresenta atualmente o nível de 0,265m quando o normal para o período seria de 1,5m. 
Segundo a empresa, alternativas para melhorar a captação de água vêm sendo estudadas, porém há dificuldades em encontrar mananciais disponíveis em toda a extensão do Rio Negro. “Obras de melhoria já foram implantadas com adequações na captação, no entanto, a continuidade da estiagem tem prejudicado inclusive essas novas instalações”, diz a nota. “Estudamos estudando o rodízio de abastecimento na cidade caso não tenhamos chuvas significativas nos próximos 7 dias”, reforçou a assessoria da Sanepar.
De acordo com o website do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Rio Negro poderá ter chuvas apenas na terça-feira (05), quando está previsto precipitação acumulada de até 40.88mm. No entanto, o sol deve retornar, de acordo com a previsão realizada até o próximo dia 12 de maio.
A orientação das agências de saneamento locais é de que o consumo de água seja racionalizado o máximo possível. Evitar a lavagem de calçadas, fazer o reaproveitamento da água usada por máquinas de lavar roupas, evitar banhos demorados e uso apenas para atividades imprescindíveis estão entre as recomendações para se evitar o racionamento.