Santa Catarina e Paraná estão entre os 5 estados com mais infrações à Lei Seca
Em 15 anos, foram registradas 83 mil infrações por embriaguez ao volante no Paraná e 56 mil em Santa Catarina.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Santa Catarina e Paraná estão entre os cinco estados com o maior número de infrações à Lei Seca, no período de 2008 a 2023. A informação é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão governamental vinculado ao Ministério dos Transportes.
O estudo coincide com os 15 anos de vigência da legislação que adotou uma postura de “tolerância zero” para quem conduz veículos sob o efeito de álcool.
Neste período, a secretaria contabilizou pouco mais de 1 milhão de infrações de pessoas dirigindo sob a influência de álcool em todo o país. Já as recusas ao teste do bafômetro somam mais de 1,5 milhão de infrações.
Minas Gerais lidera o ranking como o estado com o maior número de infrações, totalizando 187 mil casos em 15 anos. Na sequência vêm São Paulo (162 mil), Paraná (83 mil), Rio Grande do Sul (63 mil) e Santa Catarina (56 mil).
Segundo o Senatran, o estudo aponta para a necessidade de intensificar e melhorar a fiscalização em todo o Brasil. “Por um lado, o alto número de registros aponta para um maior esforço em identificar e autuar a embriaguez ao volante. Por outro, indica que muitos motoristas seguem dirigindo alcoolizados”, destaca o órgão.
Todos os direitos reservados para Rede Mix de Comunicação Ltda. Reprodução proibida.
Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.