Temporais, chuva e vento: semana terá mudanças significativas no tempo; confira
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina, somada à outras condições, deixará o tempo instável.


A previsão do tempo para esta semana em Santa Catarina indica a formação de temporais isolados em diversas regiões do Estado. O clima estará marcado por variações de nebulosidade, riscos de chuvas fortes e vento intenso, além de potenciais danos relacionados a alagamentos e destelhamentos
Nesta segunda-feira (18), o dia se inicia com variação de nebulosidade e tempo firme em toda Santa Catarina. As temperaturas se aproximam dos 30°C em todas as regiões catarinenses no período da tarde.
A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria, somada a disponibilidade de calor e umidade, favorecem a condição para temporais isolados em praticamente todas as regiões. No Grande Oeste, nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e no Litoral Sul, o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.
Na terça-feira (19), a influência de uma área de baixa pressão no interior do continente somada à passagem de uma frente fria pelo oceano reforçam o quadro de instabilidade em SC. Ao longo do dia, espera-se a formação de temporais em grande parte do Estado que devem causar chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, oferecendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.
Antes da chuva, a sensação será de abafamento com marcas entre 26 a 30°C entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.
Na quarta-feira (20), as condições para temporais isolados continuam do Extremo Oeste aos Planaltos, com chuva pontualmente intensa. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.
Na quinta e sexta-feira (21 e 22), as condições para temporais isolados permanecem em diversas regiões catarinenses, principalmente entre as tardes e noites.