Você conhece os 10 mandamentos do chimarrão?
Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras.


A história do chimarrão é cheia de fatos interessantes, muitos deles desconhecidos pelos apreciadores da bebida. Na região Sul, o chimarrão é símbolo de amizade, hospitalidade e tradição. Praticamente em todo lar existe uma cuia, uma bomba e uma boa erva-mate para serem degustadas pelos moradores e oferecidas aos visitantes.
Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras: verdadeiros mandamentos que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos com uma boa dose de humor.
1 – Não peça açúcar no mate
2 – Não diga que o chimarrão é anti-higiênico
3 – Não diga que o mate está quente demais
4 – Não deixe o mate pela metade
5 – Não se envergonhe do “ronco” no fim do mate
6 – Não mexa a bomba
7 – Não altere a ordem em que o mate é servido
8 – Não condene o dono da casa por tomar o primeiro mate
9 – Não “durma” com a cuia na mão
10 – Não diga que chimarrão da câncer na garganta
Você já conhecia os mandamentos do mate? E você sabe fazer um bom mate? Então saiba que seu chimarrão pode valer até R$ 1 mil.
Marcado para o dia 21 de julho (domingo), a partir das 14 horas no Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa, o popular Seminário, em Rio Negro, o 2º Concurso Cultural Riomafra Mix.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 19 de julho, de forma online (clicando AQUI) ou presencial, na sede do Riomafra Mix. No dia do evento, antes do início das provas, também serão aceitas inscrições.
Podem participar pessoas de qualquer idade, residentes e domiciliadas no Brasil, desde que estejam com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) devidamente regularizado na Receita Federal.
O chimarrão deverá ser preparado no momento do concurso e a escolha será realizada por uma Comissão Julgadora, levando em consideração os seguintes critérios: apresentação, criatividade e funcionalidade.
Veja o regulamento