Carreta da Inovação trará ações e serviços gratuitos nesta semana
O projeto contará com demonstrações de impressoras 3D, experiências imersivas com óculos de realidade virtual, além de palestras, cursos e workshops.


O projeto Carreta da Inovação, promovido pelo Governo do Paraná, estará em Rio Negro a partir desta quarta-feira (12), oferecendo uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, focadas em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.
As atividades começam no período da tarde, das 14 às 18 horas, na rua Jorn. Vitor Hugo Gonçalves, s/n. De quinta-feira a sábado (13 a 15), o atendimento também será realizado pela manhã, das 9 às 12 horas.
A programação incluirá demonstrações de impressoras 3D, experiências imersivas com óculos de realidade virtual, além de palestras, cursos e workshops sobre pesquisa, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os caminhões adaptados para o projeto contam com salas de aula, mobiliário, televisores, computadores, internet por satélite via Starlink, e outros equipamentos para garantir a participação nas atividades.
Segundo o secretário da Inovação, Alex Canziani, a passagem do projeto itinerante por diversas cidades oferece uma oportunidade à comunidade de ter um acesso mais direto a ações do âmbito da inovação, tecnologia e empreendedorismo. “O processo de modernização não pode ser realizado apenas nos grandes centros urbanos, mas precisa estar presente também nas cidades pequenas. O objetivo da Carreta da Inovação é exatamente esse, difundir a cultura de inovação e levar oportunidades e desenvolvimento para os municípios”, disse.
O projeto itinerante é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Sobre o projeto
Em operação desde janeiro, a Carreta da Inovação iniciou suas atividades durante o Verão Maior Paraná, passando pelos municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá, no Litoral. Em dois meses, o projeto realizou mais de 3 mil atendimentos, em que moradores e turistas puderam aproveitar as atividades oferecidas.
Com duas unidades itinerantes, a Carreta da Inovação vai rodar o Estado durante 2025, oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população.
Até o momento, o projeto já passou por oito municípios. Todas as informações sobre locais de atendimento, data e programação das Carretas da Inovação podem ser acompanhadas pelo site e Instagram da SEI.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.