Complexo de Saúde de Rio Negro finalmente é inaugurado

No local – que homenageia o saudoso empresário do ramo gráfico Oscar Koster – funcionam o centro de especialidades médicas do município, farmácia e Samu 24 horas, rede de atendimento à mulher e o laboratório municipal.

Uma saga que se arrastou por pelo menos 11 anos chegou ao fim nesta semana. A inauguração era prevista para o mês de julho, mas só na última terça-feira (20), o Complexo Municipal de Saúde de Rio Negro iniciou suas atividades.

 

Localizado ao lado do Hospital Bom Jesus, o complexo leva o nome do saudoso empresário do ramo gráfico, Oscar Koster, e está sediado na edificação até então projetada para abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Mudança do projeto

Em audiências públicas realizadas no final do ano passado, a população decidiu pela instalação do Complexo de Saúde ao invés da UPA.

 

Em abril, o Ministério da Saúde aprovou a adaptação do prédio para receber as atividades e, recentemente, o espaço de cerca de 1.400m² foi readequado.

 

 

O complexo

No local funcionam o centro de especialidades médicas do município, farmácia e Samu 24 horas, rede de atendimento à mulher e o laboratório municipal.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Gondro, o complexo vai melhorar a atenção à saúde dos rionegrenses e facilitar o acesso das comunidades do interior.

 

“Quem vem do interior para atendimento à saúde atualmente é atendido na unidade localizada no Bairro Bom Jesus e ao chegar de ônibus no Centro da cidade ainda precisa se deslocar até o bairro. A centralização dos serviços vai facilitar a vida do rionegrense”, explicou.

 

Oscar Koster

Além de atuar no ramo gráfico, o empresário Oscar Koster, que dá o nome ao complexo, foi vereador e vice-prefeito de Rio Negro, assumindo a Prefeitura por alguns meses. Também presidiu o Hospital Bom Jesus e integrou o Rotary Club de Rio Negro, além de outras entidades de classe que fez parte.

 

Foto: Divulgação