Limpeza e manutenção em reservatórios afetarão abastecimento de água; veja cronograma
Cronograma foi divulgado um dia após vereadores assinarem ofício pedindo explicações obre desabastecimento no Seminário.


A falta de água em Rio Negro voltou a ser tema na Câmara de Vereadores. Durante a sessão desta terça-feira (13), os parlamentares aprovaram na íntegra o envio de um ofício para a Sanepar, solicitando informações sobre a falta de abastecimento de água, que afetou o bairro Seminário na última semana.
De acordo com o texto, o problema gerou transtorno e afetou a qualidade de vida e rotina diária dos moradores. “É imprescindível essas informações junto a Sanepar, a fim de compreender as razões e quais medidas foram adotadas para remediar a situação e prevenir futuros incidentes”, destaca o ofício.
Um dia depois, nesta quarta-feira (14), a Sanepar divulgou um cronograma de manutenção em reservatórios, que devem gerar desabastecimento na próxima semana.
Segundo a empresa, os trabalhos acontecem nos dias 19, 20 e 22 de agosto (segunda, terça e quinta-feira), e afetarão a distribuição de água nos perímetros urbano e rural.
Veja o cronograma detalhado:
19 de agosto (segunda-feira)
Os trabalhos estão programados das 9 às 18 horas, nos reservatórios das localidades do Seminário e Tijuco Preto.
Com isso, o abastecimento pode ser temporariamente afetado em todas as regiões das duas localidades. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade gradativamente a partir das 22 horas.
20 de agosto (terça-feira)
Serão realizados manutenção e limpeza de um dos principais reservatórios da área urbana. Os trabalhos estão programados das 9 às 18 horas.
Poderá ocorrer desabastecimento temporário nas regiões: Centro, Vila Paraná, Vila Paraíso/Bairro Alto e Bom Jesus, Bairro Alto/Campo do Gado, Bom Jesus, Estação Nova, Passa Três, Seminário, Tijuco Preto, Vila Zelinda, Volta Grande, Vila São Judas Tadeu, Vila Ema e Passo do Valo.
A normalização no fornecimento de água deve ocorrer gradativamente a partir das 4 horas de quarta-feira (21).
22 de agosto (quinta-feira)
Fechando o cronograma de limpeza e manutenção, os serviços ocorrem nos reservatórios das localidades da Roseira e de Lajeado Caçador, também entre 9 e 18 horas.
A normalização no abastecimento deve ocorrer de forma gradativa a partir das 22 horas.
A Sanepar também informou que, em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança e fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, os trabalhos podem ser reagendados.
Sobre o problema da última semana, relatado pelos vereadores, a empresa não se manifestou.
Caixa-d’água
A Sanepar também sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, o que garante água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, por e-mail ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115.
Ao entrar em contato é importante ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula.