Mulheres fazem protesto por melhorias nas estradas e infraestrutura do interior

As moradoras reivindicam o alargamento das estradas, a implantação de lombadas e a pavimentação de 3 quilômetros da via.

 

Moradoras da localidade de Campina dos Andrades, realizaram um protesto em frente à Prefeitura Municipal, no bairro Seminário, em Rio Negro, na manhã desta quarta-feira (4) para cobrar melhorias e condições mínimas nas estradas do interior.

 

De acordo com a manicure Luana Weber, há mais de 8 anos os pedidos são feitos à prefeitura, mas até o momento, nenhuma ação foi tomada para resolver os problemas em definitivo. Para a produtora rural Itamara Aparecida Pires, a revolta dos moradores é crescente pelo descaso, ano após ano dos órgãos públicos.

 

“De quatro em quatro anos as promessas são feitas, mas até agora nada foi feito para solucionar nossas reivindicações. É um completo descaso”, desabafa Itamara. “Quando não é o pó é a lama… e não temos a quem socorrer”, completa Luana.

 

Segundo as moradoras Sueli Vieira e Ariane Martins, os moradores vão continuar a mobilização até que as ações sejam atendidas.

 

“Recentemente um morador foi atropelado. Acidentes são frequentes devido às pedras soltas e mesmo vindo na prefeitura para pedir melhorias, raramente somos atendidas. Hoje nos chamaram para reunião porque falamos que só sairíamos do portão, caso fôssemos atendidas”, destacaram.

 

 

Principais reivindicações

 

Alargamento das estradas

Em diversos pontos, segundo as moradoras, não passa mais de um carro por vez. Com o alargamento das estradas é possível melhorar a visibilidade da via e a trafegabilidade para caminhões e veículos agrícolas.

 

Implantação de lombadas

Excesso de velocidade é outro problema. Veículos em alta velocidade são flagrados com frequência. As lombadas serviriam para evitar acidentes.

 

Elevação de parte da estrada

Em épocas de chuvas, parte da rua fica debaixo d’água devido a enchente. Elevar a rua evitaria que os moradores utilizassem rotas alternativas. Rotas que aumentam entre 10 e 20 km o trajeto até o centro.

 

Pavimentação de três quilômetros

Os moradores também querem a pavimentação de pelo menos 3 km na estrada principal. Segundo eles, o trajeto iniciaria após a pavimentação já existente frente à Escola Municipal Venceslau Muniz. O local tem grande fluxo.

 

Empedramento

Outro problema apontado é o empedramento. As moradoras alegam que nos locais em que tem empedramento as pedras são grandes, o que dificulta a trafegabilidade de motos e pedestres.

 

Durante o protesto que durou cerca de duas horas. Duas representantes foram recebidas pelo Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Edson Luiz Bremem. A reunião foi acompanhada pela imprensa e o prefeito Milton Paizani não estava presente.

 

Segundo o secretário, todas as reivindicações são bem-vindas e a prefeitura está disposta a atender na medida do possível.

 

“Tivemos uma reunião produtiva, solicitei que as reivindicações fossem trazidas via oficio pela Associação de Moradores. Assim vamos dar início aos estudos de viabilidade para atender a população de Campina dos Andrades”, pontuou.