Ponte Metálica voltará a sua cor de origem: o laranja internacional

A Ponte Dr. Diniz Assis Henning ficará interditada para veículos e pedestres por dois meses, onde receberá nova iluminação e pintura.

A centenária Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning, foi interditada para veículos e pedestres na manhã desta segunda-feira (14).

 

Durante os dois meses em que ficará fechada, a ponte receberá nova iluminação e pintura. As obras serão de responsabilidade da Prefeitura de Rio Negro.

 

As atuais lâmpadas quentes (vermelhas) serão substituídas por iluminação de led. Já a parte externa ganhará iluminação temática, que permitirá alteração da coloração.

 

A estrutura em aço passará por manutenção completa, com limpeza e remoção de ferrugem, e também nova pintura.

 

A ponte voltará para o tradicional ‘laranja internacional’, o popular “vermelhão”, remetendo a cor predominante na época em que foi inaugurada. Uma referência da cor é a ponte Golden Gate, nos Estados Unidos.

 

A obra deverá ser entregue à população em meados do mês de dezembro.

 

 

A ponte

Conhecida popularmente como “Ponte Metálica”, ela foi construída na Bélgica e levou um ano para ser montada. Sua inauguração aconteceu em 22 de novembro de 1896.

 

No dia 28 de setembro de 1999 foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual.

 

Interditada por alguns anos, em 10 de junho de 2000 a ponte foi reinaugurada, após reforma total, implantação de piso em concreto e nova pintura, ficando aberta até a manhã de hoje.

 

Ponte metálica em 1940. Foto: Maria da Glória Foohs/Acervo