Rio Negro comemora neste domingo o Dia do Tropeiro
A comemoração no segundo domingo do mês de setembro foi criada oficialmente em Rio Negro no dia 26 de agosto de 1999, através da Lei nº 1165/99.

O segundo final de semana de setembro é uma data especial para os tropeiros em Rio Negro, que celebram seu dia. Embora a comemoração nacional seja em outubro, cada cidade por onde as tropas passaram tem sua data específica para celebrar.
O tropeirismo surgiu como uma nova atividade comercial com finalidade de promover a interligação dos poios econômicos do Brasil. Os alimentos e mercadorias importadas eram trazidos no lombo de mulas e cavalos, que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos da geografia nacional.

Em muitos casos, quando não aproveitavam as estradas há muito tempo abertas pelos índios, os tropeiros tinham o trabalho de desbravar a mata virgem para a criação de novas rotas, como aconteceu coma Estrada da Mata.
Dessa forma, nos séculos XVII e XVIII, tropeirismo representou grande importância para o fortalecimento da economia e crescimento da vida em espaços rurais e pequenas cidades, principalmente no sul do País.
Entre essas cidades, Rio Negro, que nasceu de um antigo acampamento de tropeiros. Era o portão de entrada no território paranaense do histórico caminho que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP).
O rionegrense Arival Soares, 84 anos, é uma das pessoas que mantém viva a cultura na cidade. Nascido de família tropeiro, ele estuda a cultura há pelo menos 20 anos.

“Eu nasci tropeiro. Venho de família tropeiro e lembro, ainda criança, de ver as tropas passando sentido Minas Gerais. Há muito tempo estudo essa cultura, sua história e busco transmitir isso em várias palestras”, comentou.
Arival também faz parte do Clube de Tropeiros “Estrada da Mata”, que até antes da pandemia, se reunia mensalmente. O clube tem por objetivo resgatar a história dos tropeiros e do município, além de preservar os costumes e tradições do tropeirismo.

Data oficial
O Dia do Tropeiro – no segundo domingo do mês de setembro – foi criado oficialmente em Rio Negro no dia 26 de agosto de 1999, através da Lei nº 1165/99, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Ary Siqueira (em memória).
A lei também autoriza a organização de festejos, com cavalgadas, rodeios, torneios de laço, distribuição de prêmios entre outros adereços que venham a enaltecer a classe.
Lei n º 1165/99
Súmula: “Institui o Dia do Tropeiro”
A Câmara Municipal de Rio Negro, Estado do Paraná, aprovou e eu, Ary Siqueira, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei, Art. 1º- Fica criado o “DIA DO TROPEIRO” a ser comemorado no 2º domingo de setembro de cada ano.
Art. 2º- Fica ainda o Poder Executivo Municipal autorizado a organizar na data acima mencionada os festejos, com cavalgadas, rodeios, torneios de laço, bem como distribuir prêmios, flâmulas, medalhas, troféus e dísticos alusivas a data, de modo a enaltecer a classe.
Art. 3º- Fica ainda autorizado o Prefeito Municipal a abrir Crédito Adicional no Orçamento, para dar cobertura ao Projeto supracitado.
Art. 4º- A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio Negro, 26 de agosto de 1999.
Ary Siqueira – Prefeito Municipal
