El Niño provoca chuvas intensas e volumosas no próximo trimestre
Precipitação será frequente e com totais mais elevados na primavera.


O fenômeno El Niño deixará sua marca em Santa Catarina nos próximos três meses. Segundo a Defesa Civil, as projeções apontam para um período de chuvas intensas e acima da média.
A pasta explica que a previsão é de chuva acima da média climatológica, em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.
A primavera, que se aproxima, será caracterizada pelo predomínio de nebulosidade na maioria dos dias, com totais pluviométricos mais elevados em outubro, especialmente no Oeste do Estado. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala, mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões.
Já na segunda quinzena de novembro, a previsão indica um aumento nas pancadas de chuva de verão em todo o Estado. Além das chuvas, podem ocorrer nevoeiros relacionados durante as noites, madrugadas e amanheceres.
Temperatura influenciada pelo El Niño
Durante o trimestre, a previsão é de temperatura acima da média climatológica. Embora possam ocorrer episódios ocasionais de frio no início da primavera, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C e formação de geada, principalmente nas áreas elevadas do Estado, a tendência é de elevação das temperaturas nos próximos meses. Dias consecutivos com termômetros marcando acima de 30°C são esperados, indicando um verão potencialmente mais quente do que o usual.