SC incentiva população a tomar segunda dose da vacina contra a covid-19
No estado, quase cem mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose.


O Governo de Santa Catarina está em campanha para completar a imunização da população que já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19.
O governador Carlos Moisés salienta a importância de que os catarinenses compareçam aos postos de vacinação para tomar também a segunda dose.
“Fazemos um apelo para que todos retornem para tomar também a segunda dose. A vacinação é o passaporte para o retorno à normalidade. É o que todos desejam e para isso precisamos de um pacto de toda a sociedade catarinense”, diz o governador.
A Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando o apelo para que as pessoas completem a imunização. Já são quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose.
De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde, até o dia 14 de junho de 2021, 99.525 pessoas não haviam retornado, no tempo adequado, para tomar a segunda dose da vacina. Deste total, 57.124 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 42.401 pessoas com a AstraZeneca.
Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, quem perdeu o prazo no dia previsto, deve buscar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo assim. “Se perdeu o prazo para a segunda dose, não importa. Lembrou, vai. Somente com a segunda dose é que as pessoas vão ficar protegidas, de forma duradoura, da doença”, alerta.
Com informações do Governo de Santa Catarina.