Vacinação contra a covid-19 em bebês começa nesta semana em SC
Calendário inicia com bebês de seis a 11 meses e 29 dias e crianças com comorbidades.


Os municípios de Santa Catarina devem receber um primeiro lote da vacina da Pfizer contra a covid-19 para bebês e crianças de seis meses a menos de três anos de idade nesta quarta-feira (16). A previsão é do governo estadual, que recebeu 34 mil doses congeladas a -80°C na última sexta (11).
Com o imunizante já em estoque, ficará a cargo de cada município definir o seu próprio calendário de vacinação.
As doses recebidas nesta primeira remessa serão suficientes para vacinar cerca de 11 mil bebês e crianças, tendo em vista que o esquema desta vacina é de três doses e, segundo recomendação do Ministério da Saúde, o estado deve armazenar as vacinas para aplicação de todas elas, já que não há previsão de recebimento de novas remessas. Em Santa Catarina, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças.
Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado a vacinação, neste primeiro momento, apenas de bebês e crianças com comorbidades, o estado de Santa Catarina e os municípios catarinenses optaram por não limitar a vacinação e iniciar a aplicação de doses de forma escalonada.
Sendo assim, a imunização será realizada nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, as crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.
Importante destacar que bebês e crianças portadores de comorbidades (com comprovação) terão prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.