Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta
Iniciada em 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem o objetivo de imunizar principalmente crianças e jovens
Iniciada em 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem o objetivo de imunizar principalmente crianças e jovens entre 5 a 19 anos em todo país. A campanha é seletiva para atualizar a vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) em crianças de 6 meses a adultos de até 49 anos.
Em Mafra, até sexta-feira (13), as 10 salas de vacinação aguardam esse público e a Secretaria de Saúde conclama pais e responsáveis a levarem seus filhos menores que ainda não tomaram a vacina para serem imunizados. O importante é não esquecer a carteirinha de vacinação.
Vacinação em Mafra
A Vigilância Epidemiológica de Mafra destaca que em janeiro foram aplicadas 371 doses da vacina e em fevereiro 1211. Além da vacinação nas ESFs, a Saúde também percorreu empresas do município para a realização das vacinas.
Sarampo em Santa Catarina
No ano de 2020, já foram notificados 177 casos suspeitos. Destes, 58 foram descartados, 62 confirmados e 57 ainda permanecem em investigação ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Em 2019, foram confirmados 298 casos de sarampo em Santa Catarina. Outros 615 foram descartados. A faixa etária mais atingida foi de adultos jovens com idade entre 15 e 29 anos, tendo dois casos em Mafra.
Importância da imunização
Mesmo com o novo coronavírus (Covid-19) em evidência no Brasil e no mundo, o Ministério da Saúde também está atento e tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
Com informações da Secretaria de Saúde de Mafra.