Covid-19: Saúde de Mafra planeja aplicar testes rápidos em voluntários
Os critérios para participação e link para inscrição serão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Mafra a partir de 1º de julho.

Desde o início da pandemia, a prefeitura de Mafra criou múltiplas estratégias para enfrentamento da transmissão do vírus SARVS-CO2. No início de abril foi lançada a Campanha “Volta Segura – Mafra Longe da Covid-19” com o delineamento de ações efetivas no combate ao coronavírus.
Ao chegar aos 100 dias de enfrentamento do vírus, com aproximadamente 90 ações implementadas, o município entra numa nova fase: a do inquérito epidemiológico, que consiste em avaliar a curva de contágio por amostragem populacional.
Profissionais da saúde e da segurança pública
A primeira fase teve início na última segunda-feira (22), com a testagem dos profissionais da saúde e segurança pública para covid-19.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, 109 profissionais já realizaram o teste e todos tiveram resultado negativo para a doença. As ações vão prosseguir até julho, de acordo com um cronograma pré-estabelecido.
População
A segunda fase consiste na aplicação de testes na população. “Este segundo momento vai acontecer de forma planejada, com a testagem rápida das pessoas assintomáticas, que voluntariamente participarão da pesquisa em Mafra”, disse Jaqueline.
Os critérios para participação e link para inscrição serão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Mafra a partir de 1º de julho.
A secretária de Saúde destacou que “o Inquérito Epidemiológico realizado com a aplicação de testes rápidos para covid-19, por amostragem populacional, não exclui a necessidade de intensificação das demais medidas não farmacológicas: como uso de máscara, manutenção do distanciamento social, uso da etiqueta respiratória e utilização recorrente de álcool gel e/ou lavagem das mãos com água e sabão”.