Hospital São Vicente de Paulo adota medidas de prevenção contra o coronavírus

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (16), o Hospital São Vicente de Paulo esclareceu a seus colaboradores, corpo clínico

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (16), o Hospital São Vicente de Paulo esclareceu a seus colaboradores, corpo clínico e usuários que está acompanhando atentamente o avanço da Covid-19 e participando de reuniões sobre o assunto, visando garantir a segurança da população. Um comitê interno foi criado para definições sobre este tema na instituição com reunião diárias.

Para conter o vírus, a primeira ação do hospital foi suspender temporariamente as visitas aos pacientes da Unidades de Internação e UTIs, ficando mantida a presença de apenas um acompanhante. “Recomendamos que pessoas que façam parte dos grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas ou com pacientes imunodeprimidos), bem como aqueles que apresentem sintomas gripais, não fiquem como acompanhantes”, diz a nota.

Os estágios curriculares também estão temporariamente suspensos, assim como o agendamento de visitas técnicas e a realização de ações como voluntários.

Para os colaboradores, o hospital recomenda assistência médica aos que apresentarem sintomas gripais acompanhados de febre. Já integrantes do corpo clínico que estiverem em locais com transmissão comunitária (países do exterior ou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) nos últimos 14 dias, devem procurar seu respectivo gestor, mesmo que estejam assintomáticos.

Ainda de acordo com o hospital, o Serviço de Urgência e Emergência (SUE) já conta com um fluxograma detalhado de atendimento aos pacientes, conforme orientação do Ministério da Saúde. As unidades assistenciais estão recebendo orientações sobre medidas de prevenção devidamente atualizadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), já prevendo as medidas necessárias para isolamento de pacientes com a Covid-19.

Apesar das medidas de prevenção, levando em consideração a atual situação da região, todos os serviços do Hospital São Vicente permanecem funcionando normalmente.