Vinho Tokaji: o ouro húngaro
Vinho é obtido a partir de um fungo que originou a famosa expressão “podridão nobre”.


O vinho Tokaji é produzido com uvas atacadas pela “podridão nobre”, um processo que exige condições muito específicas.
Apontado como um dos melhores vinhos de sobremesa do mundo, o Tokaji é carinhosamente indicado como o vinho dos reis ou ouro húngaro. Como o nome indica, ele é produzido na Hungria. Muito elogiado por Louis XIV, que o declarou como o “Vinho dos Reis” ou “Rei dos Vinhos”.
O vinho Tokaji é produzido com uvas atacadas pela podridão nobre, um processo que exige condições muito específicas, sendo possível em apenas alguns lugares do mundo, como é o caso dos Sauternes, oriundo de Boerdeaux, na França.
Por ser um vinho extremamente refinado, é considerado como ouro líquido. Apresentando coloração dourada intensa, o vinho revela no nariz um bouquet aromático elegante e se destaca por suas notas de mel e nuances de frutas cítricas. Na boca é uma explosão de doçura, variando de 60 a 180 gramas de açúcar residual por litro. Possui também um ótimo corpo e um final longo.
Aliado a todas essas características, o Tokaji tem um potencial gigantesco de guarda, chegando há várias décadas. Neste caso, os melhores rótulos só aumentam em complexidade com o passar dos anos (lembre-se, a maioria dos vinhos não é para guarda).
Os húngaros garantem que o vinho surgiu por acaso, em 1650. Diante da iminência da invasão turca, um religioso da região, Máté Sepsi Laczkó, convenceu os produtores a atrasar a colheita da uva. Dessa forma, eles poderiam escapar a tempo, e os inimigos não se aproveitariam da produção.
Quando voltaram e se enveredaram a colhê-las, os produtores observaram que as uvas haviam sido atacadas pela podridão nobre – um fungo (Botrytis cinerea) que retira a água da uva. Com o ataque, as uvas pareciam uvas passas. Ao invés de inutilizá-las, foram colhidas e vinificadas, dando então origem ao vinho Tokaji.
No entanto, não são todas as uvas que podem passar por esse processo. O vinho Tokaji é produzido geralmente com as uvas Furmint, Hárslevelü, Sárgamuskotály, Kövérszőlő e Zéta.
Nos mercados você os encontrará divididos em 6 categorias: Vinhos Secos, Tokaji Szamorodni, Tokaji Aszú, Tokaji Eszencia, Tokaji Fordítás e Tokaji Máslás.
Embora não muito acessíveis, sua experiência é marcante.