Nova Zelândia e seus vinhos
Produção diversificada consagrou os vinhos neozelandeses como alguns dos melhores vinhos do mundo.


Que o Novo Mundo está repleto de vinhos maravilhosos isso já sabemos, mas hoje vamos falar um pouco sobre algumas castas produzidas na Nova Zelândia, que encontraram na região, alguns dos solos mais interessantes para produção da Pinot Noir e Sauvignon Blanc.
A Nova Zelândia é um país muito novo na produção de vinhos de qualidade, mas com um crescimento elevado – quase 15% ao ano. Com a população estimada em 4,8 milhões, tem a sua produção praticamente consumida pelo seu mercado interno, com produção de 1% da produção mundial.
Separada em duas ilhas, é cercada por cadeias montanhosas, que permitem uma variação de terroir para cada local. O sul da ilha A possui vinhos diferentes do sul da ilha B, assim como o norte da B é diferente do norte da A. A produção possui grande influência do mar, pois um lado está para o polo sul (sendo mais frio) e o outro, mais próximo da linha do equador (mais quente). Isso permite também uma diferenciação na produção, especialmente pela temperatura e clima.
Notadamente que estamos falando de modo geral, pois a análise deve ser individual de cada local. Observe no mapa como é possível entender o motivo pelo qual há variações nestas duas pequenas grandes ilhas.
O que diferencia a Nova Zelândia de outros países do novo mundo é que ela investiu muito em tecnologia e não se preocupou com a tendência, buscando produzir vinhos da forma como conseguiam para região. Ou seja, ao estilo neozelandês. Isso permitiu a produção do Sauvignon Blanc com a pureza de aromas e sabores. Diferente do estilo produzido na Valle do Loire, por exemplo.
Infelizmente os vinhos chegam ao Brasil muito caros. No mercado, você vai encontrá-los com início em R$ 150. Os vinhos de entrada, claro. Para eles isso não é problema, pois o objetivo é a produção de vinhos com qualidade e não quantidade, para refletir o investimento em tecnologia e a produção de vinhos orgânicos e com pouca interferência na natureza.
Os vinhos neozelandeses são consagrados como alguns dos melhores vinhos do mundo. Não somente a Sauvigon Blanc, mas belos Chardonnay e tintos, como Cabernert Sauvignon e Pinot Noir.