Vinhos de Bituruna conquistam nova Indicação Geográfica
Selo atesta a qualidade da bebida produzida no município, localizado no sul do Paraná.


O final de ano reservou boas notícias para os vinhos nacionais, como o coroamento da Denominação de Origem (D.O. Altos de Pinto Bandeira) e o reconhecimento do Vale do São Francisco com a indicação de procedência. Juntamente com elas, outra indicação foi concedida. A IP de Vinhos de Bituruna.
A indicação de procedência, no entanto, não é para vinhos de uvas vitis vinífera, mas para os vinhos de mesa Bordô e Casca Dura (Martha). A partir do reconhecimento, quatro vinícolas que formam a Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi) poderão usar o selo IP Bituruna em seus rótulos com esta uva. São elas: Di Sandi, Bertoletti, Sanber e Dell Monte.
Atualmente, temos as seguintes IPs:
IP Farroupilha (Afavin/RS): com foco em vinhos finos elaborados com uvas da família Moscato (moscatel espumante, vinho fino tranquilo, frisante, licoroso, mistela e brandy).
IP Monte Belo (Aprobelo/RS): que certifica determinados espumantes finos, espumantes moscatéis, vinhos finos tranquilos e secos brancos e tintos.
IP Altos Montes (Apromontes/RS): demarcação com vinhedos acima de 850 metros de altitude; tem como produtos os espumantes finos brancos e rosados, o espumante moscatel e os vinhos finos brancos, rosados e tintos secos.
IP Pinto Bandeira (Asprovinho/RS): região com clima ameno e ciclos longos de maturação nas videiras; produz espumantes finos, espumantes moscatéis, vinhos finos tranquilos brancos, rosados e tintos secos.
IP Vales da Uva Goethe (Progoethe/SC): a primeira IP de Santa Catarina certifica vinhos brancos, vinho leves brancos (seco, suave ou demi-sec), o espumante (brut ou demi-sec) e o vinho licoroso elaborado com a uva híbrida Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.
IP Campanha Gaúcha (Vinhos da Campanha Gaúcha): delimitação localizada no bioma Pampa e que tem como produtos os vinhos finos tranquilos brancos, rosados e tintos e os espumantes naturais.
IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina (Associação Vinhos de Altitude): que reúne vinhos finos tranquilos, nobres, licorosos, espumantes naturais, moscatéis e brandies elaborados em 29 municípios da serra catarinense.
IP Vale do São Francisco: mencionada na nossa última coluna.
A IP concedida à Bituruna traduz o reconhecimento de mais de 80 anos de produção, dedicada ao tradicional Bordô. Reconhecimento já traduzido pela indicação de “Capital do Vinho” pelo Estado do Paraná.
Ainda que não seja um adepto ao consumo de vinho de mesa, é um dos estilos (se é que podemos chamá-lo assim) mais vendidos no Brasil que merece todo o nosso respeito. Não há certo ou errado.
Saúde e um viva aos nossos vinhos!