Agiorgitiko, o sangue de Hércules
Uva é cultivada, especialmente, na região de Nemeia, na Grécia.


A espécie de uvas mais cultivada do mundo é a Vitis vinifera, que gera frutos para a elaboração de vinho e para a produção de passas.
Existem cerca de 5 mil tipos de uvas viníferas, entre as tintas e as brancas. Essa espécie é perfeita para a elaboração de vinhos porque tem boa concentração de açúcar e presença de taninos em suas cascas, principalmente as tintas.
E hoje vamos falar da Agiorgitiko, também apelidada de sangue de Hércules.
A história da Agiorgitiko remonta à mitologia grega e às tradições religiosas do país. O nome “Agiorgitiko” significa “uva de São Jorge”, referindo-se à capela de São Jorge localizada perto da região de Nemeia. Tal denominação refere-se também ao dia de São Jorge, comemorado por algumas igrejas ortodoxas próximo ao período de colheita da uva Agiorgitiko.
O vinho elaborado a partir da uva Agiorgitiko é conhecido como sangue de Hércules, em uma referência ao primeiro dos doze trabalhos impostos ao herói grego. Hércules derrotou o leão de Nemeia, criatura que aterrorizava a região; e uma das lendas conta que, após a morte do animal, Hércules saciou-se bebendo o vinho de Nemeia.
A Agiorgitiko é uma uva tradicional e autóctone do Peloponeso, cultivada, especialmente, na região de Nemeia, na Grécia. Essa variedade também é conhecida como Mavro Nemeas e dá origem a vinhos rotulados com a denominação de origem Nemeia, isto é, exemplares compostos 100% pela uva Agiorgitiko.
Os melhores vinhos dessa região têm uma cor rubi intensa, níveis altos de taninos macios, acidez baixa e sabores de especiarias doces e frutas vermelhas. Produtos que com certeza valem muito a prova.